Todos os Direitos Reservados Encaminhe Certo | Soluções Sustentáveis
Encaminhe Certo | Gestão correta dos resíduos: Um desafio possível!
15011
post-template-default,single,single-post,postid-15011,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,side_area_uncovered_from_content,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-13.4,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Gestão correta dos resíduos: Um desafio possível!

Vencido no dia 2 de agosto o prazo para os municípios extinguirem os lixões, cabe ao momento uma séria reflexão sobre como resolver o problema da gestão ambientalmente correta dos resíduos sólidos das cidades.

No mundo inteiro vem sendo trabalhado um conceito chamado Lixo Zero, que consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento de resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários.

Uma vez que o Brasil ainda produz diariamente cerca de 240 mil toneladas de lixo, grande parte depositada de forma inadequada em lixões. Segundo Instituto Lixo Zero Brasil – ILZB, isso corresponde a um desperdício de R$ 4,6 bilhões pelo simples fato de não se reciclar tudo o que poderia. Nosso país é considerado um grande reciclador de alumínio, mas ainda reaproveita pouco os demais resíduos como vidros, plástico, papel e os pneus que utiliza em suas atividades.

Em uma gestão Lixo Zero se prevê que materiais que muitas vezes são descartados no lixo comum e/ou levados para reciclagem sujos e misturados, sejam encaminhados para usinas, fábricas ou novos negócios que os utilizem como matéria prima. Neste caso não ocorre geração de lixo, que é a mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos. Não havendo a geração de lixo em um ambiente, o mesmo não deve ter lixeiras para acomodar estes materiais, e sim residuários. Se cada material está separado limpo e organizado, ele não deixa o ambiente sujo e bagunçado, podendo ser encaminhado corretamente.

A ENCAMINHE CERTO® é uma empresa focada na gestão de resíduos sólidos urbanos, tendo o conceito de “Lixo Zero” como meta. Assim, os projetos elaborados apresentam as soluções mais adequadas para cada caso, levando em conta todas as características básicas, logísticas e as especificidades dos resíduos gerados em cada local. Para isso a empresa conta com uma estrutura de trabalho apoiada em uma equipe multidisciplinar (Engenharia, Educação, Design e Marketing), e apoiada nesses pilares a ENCAMINHE CERTO® desenvolve soluções direcionadas às necessidades de cada cliente.

“As técnicas que adotamos, junto aos nossos clientes permitem a conscientização de seus colaboradores quanto à redução da geração de resíduos e à segregação na fonte geradora, por meio da implantação da coleta seletiva, que possibilita reduzir a disposição de resíduos em aterros, promover a imagem da organização junto aos órgãos ambientais e à opinião pública, além de reduzir as despesas com destinação e gerar receita com a venda dos resíduos recicláveis”, explica Átila Reis, CEO e Founder.

Recentemente a Encaminhe Certo analisou todos os processos da produção de lixo da Marinha do Brasil, começando um programa que propõe mudanças de hábito, que teve início com uma palestra de conscientização em qual o tema foi “A Importância da não Geração do LIXO”.

Na próxima etapa a empresa apresentará um plano de gerenciamento de resíduos produzidos pela Marinha, criando relatórios quantitativos, mostrando a classificação dos resíduos e como dar o seu devido destino final, gerando uma economia direta e indiretamente para a ins5tuição.

Fontes: Instituto Lixo Zero Brasil – ILZB, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, Ministério do Meio Ambiente – MMA

Átila Reis, CEO e Founder, explica que a proposta da empresa é “Contribuir para que instituições se tornem responsáveis pela finalidade de seus resíduos, buscando a economia de nossos bens naturais, arrecadando recursos com a venda dos materiais e, ainda economizando em gastos públicos com a destinação inadequada”. Recentemente a Encaminhe Certo analisou todos os processos da produção de lixo da Marinha do Brasil, começando um programa que propõe mudanças de hábito, que teve início com uma palestra de conscientização em qual o tema foi “A Importância da não Geração do LIXO”.